Hardware

Hardware

sábado, 18 de junho de 2011

Quando vale a pena trocar a placa-mãe do computador?

A placa-mãe é uma peça de hardware essencial para qualquer computador. É este dispositivo responsavel por estabelecer comunicação entre o processador, pentes de memória RAM, disco rígido e a placa de video, vitais para o funcionamento de qualquer máquina.

  1. Placa antigo estragada ?
Esse é o melhor motivo para investir na compra da uma nova placa-mãe. Afinal, mesmo que os demais componentes da máquina não sofram de nenhum problema, não será possível usá-los corretamente se a peça responsável por estabelecer comunicações entre eles está danificada.
Antes de investir na compra de um novo hardware, é preciso se certificar de que a escolha feita possui os soquetes necessários para a conexão dos demais dispositivos.
Si comprar um placa mãe nova com conexões diferentes da sua antiga, você séra obrigado a comprar por exemplo memória RAM diferente da sua máquina antiga(DDR por uma DDR3).
Muito cuidado antes de trocar hardware com defeito por novos, si não você ira gastar bem mais do que R$: 150,00 em uma placa-mãe nova.

Sistemas desatualizados com o tempo

O próprio fato de a placa-mãe ter apresentado algum problema grave que a tenha feito parar de funcionar pode indicar que ela não é a única peça que se deve substituir, especialmente quando se trata de máquinas mais antigas. Afinal, isso pode indicar que a vida útil dos componentes da máquina já está próxima do fim.

Melhoria geral do PC

Quando se trata de hardwares desatualizados, nem sempre vale à pena investir somente na compra de uma placa-mãe substituta. Muitas vezes significa gastar dinheiro para continuar usando um computador com baixo desempenho e que em dificuldades em abrir até mesmo os aplicativos mais simples disponíveis atualmente.
Como os modelos de processador e memória utilizados pela máquina limitam as escolhas da nova peça de hardware comprada, nem sempre aquilo que se acredita ser uma melhoria de desempenho apresenta uma vantagem real. Afinal, não é nada vantajoso investir em uma peça de hardware nova com o único objetivo de reviver aquele computador com processador Celeron e memória RAM máxima de 512 MB.
Com os índices do mercado o melhor a fazer e comprar uma placa-mãe com mais slot de memória com 2 slot de video, com um processador que pode calcular os programas e gamers que você gosta, por exemplo um CPU i7, pode ficar em uso com você querer trocar por uns 3 á 4 anos, claro que isso depende de que você esta pensando em rodar, váreia muito de usúario para usúario.

O ponto principal é trocar uma placa-mãe quanto ela não pode fazer o trabalho desejado mais, por exemplo rodar um gamers com um processador Celeron de 2.6 Ghz, e sua placa mais pode colocar um processador quad-core de 2.8 Ghz, para rodar um battlefield 2 bad company, ou por não rodar um aplicativo pesado que você gosta, e sua placa de video seja uma AGP, e você gosta de um aplicativo ou gamers que roda só em uma placa de video PCI-EX 16X de 1 Ghz.
Com estes exemplos de casos pode trocar sua placa mãe, por uma nova.





Nenhum comentário:

Postar um comentário