Hardware

Hardware

terça-feira, 6 de setembro de 2011

O que é DirectX?

DirectX é um pacote de APIs, bibliotecas de funções, utilizadas para programação de jogos e implementação de vídeo ou áudio, para otimizar a representação de diversos formatos de mídia. O programa é disponibilizado pela Microsoft, e o lançamento de versões novas acompanha tendências de desenvolvimento e, ao criar novas possibilidades técnicas, também orienta uma boa parcela do mercado, como a produção de placas de vídeo, que incluem processadores gráficos adequados para a versão mais recente e amplamente utilizada do DirectX.
Muitas pessoas confundem o nome do pacote DirectX com o de seus diversos componentes, que são nomeados com o prefixo “Direct” e um sufixo a respeito de sua funcionalidade. O componente mais familiar para os jogadores em geral provavelmente é o Direct3D, que organiza a forma com que gráficos tridimensionais são processados pelo sistema. De maneira análoga, o DirectDraw rege os cálculos relativos a duas dimensões.

Funções específicas e restritas



O pacote é produzido exclusivamente para o sistema operacional Windows, ao qual todas as funções inclusas se adaptam naturalmente. A última versão do DirectX, por exemplo, é exclusiva para o Windows Vista, e não funciona em outros sistemas. Ao mesmo tempo em que esta incompatibilidade restringe o acesso ao pacote, também garante a especialização bastante forte de cada uma das funções específicas, que são feitas sob medida para um conjunto de sistemas operacionais.
Para quem não se aprofunda no desenvolvimento de programas e jogos com as ferramentas fornecidas no pacote, basta ter em mente os requerimentos específicos de cada aplicativo que se deseja utilizar. O lançamento de uma nova versão do pacote é normalmente um evento bastante comentado e importante, que afeta a indústria da informática e de jogos de diversas maneiras e, portanto, quem acompanha estas tendências tecnológicas deve sempre se manter atualizado a respeito da versão mais atual do DirectX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário